Este Honda NSX único com 400 cv procura nova casa!

A leiloeira Barret-Jackson realiza durante os próximos dias 19 e 21 de Outubro um leilão em Las Vegas (EUA) que vai juntar largas centenas de automóveis. Mas entre eles está um Honda NSX - ou melhor, um Acura NSX (Acura é o braço norte-americano da Honda) - modificado pela Clarion Builds que ninguém pode ignorar.

Falar do Honda (ou do Acura) NSX é recordar o brasileiro Ayrton Senna. Foi ele que de certa forma ajudou a salvar este projecto com que a marca japonesa queria "atacar" a Porsche e a Ferrari. É que na primeira vez que Senna guiou o NSX rapidamente percebeu que o carro estava ainda muito frágil.

O brasileiro, que venceu três vezes o campeonato do mundo de pilotos da F1, explicou isso aos engenheiros da Honda, que meses depois surgiram com uma versão do NSX 50% mais rígida. Nos meses seguintes Senna ainda ajudou os técnicos da fabricante nipónica a afinar a suspensão, sendo que pelo meio ainda levou o NSX ao famoso Nurburgring.

Escusado será dizer que quando este Honda foi comercializado, em 1990, era um dos melhores superdesportivos que o dinheiro podia comprar. Agora, alguns anos depois, é um investimento mais apetecível do que nunca e sempre que algum aparece no mercado não costuma ficar disponível por muito tempo.

Apesar destes trunfos todos a Clarion Builds achou que ainda tinha que tornar este modelo mai especial e escolheu-o para o seu segundo projecto. Importa esclarecer que a Clarion é uma empresa de sistemas de áudio que agora criou a Clarion Builds, que restaura e modifica automóveis clássicos. O primeiro "paciente" foi um BMW 2002 de 1974 - vendido por 125 mil dólares - e o segundo foi este NSX.

Como seria de esperar, e uma vez que se trata de uma marca especializada em sistemas de áudio, a Clarion instalou um sistema multimédia NX807, novos altifalantes e um enorme subwoofer, sendo que ainda acrescentou a este superdesportivo japonês uma câmara 360º para que nunca o risque a estacionar. Todos estes novos sistemas foram montados num interior revestido com pele italiana bicolor - preto e terracota.

No exterior o que mais se destaca são os novos difusores dianteiros e traseiros, as cavas das rodas dianteiras e o spoiler traseiro. Isto já para não falar das jantes Rays Volk douradas que combinam com o azul da carroçaria, denominado Blu Caelum.

No que a motorizações diz respeito, o bloco V6 VTEC de 3.0 litros original que debitava 274 cv de potência deu lugar ao 3.2 V6 VTEC - que passou a surgir nos NSX a partir de 1997 - que ainda foi acoplado a um compressor que o deixou com uma potência a rondar os 400 cv! Este motor está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, ao contrário do que acontecia com o NSX original, que tinha uma caixa manual de cinco.

Estas alterações no motor, juntamente com o novo sistema de indução em carbono e escape de competição da AEM, "coilovers" da KW Variant e travões da StopTech deixam este NSX mais actual do que nunca, com níveis de performance a condizer com as "máquinas" do presente. 

Não temos dúvidas em afirmar que este NSX vai deixar alguém muito feliz. E como se todo o seu potencial não fosse suficiente para este NSX arranjar uma nova "casa", importa ainda referir que o dinheiro obtido na venda deste automóvel será doado pela Clarion Builds à Cruz Vermelha norte-americana. Ainda precisa de mais motivos para o comprar?

Em destaque